Atividades

Usando Tecnologia Aumentativa 


Professora: Denise Cogo Miletto
Aluno: Lucas Cogo Miletto


Nas fotos abaixo observamos o Lucas manuseando as pastas e fazendo referências às imagens, indicando objetos, repetindo palavras.

1. Perfil do aluno:
 
O Lucas tem Síndrome de Down, ele necessita ser estimulado na área da linguagem; tem 3 anos de idade, freqüenta sessões de fonoaudiologia, equoterapia. A estimulação é feita por nós (familiares). Ele caminhou com 2,7 anos, e fala várias palavras, identifica pessoas, objetos com facilidade. Em casa ele reconhece peças de roupas, calçados, objetos de todos os familiares. As pastas com imagens ajudam a identificar figuras do dia a dia e novas imagens, que vamos nominando. As palavras são pronunciadas isoladas, não forma frases, seu desenvolvimento é mais lento, mesmo assim se comunica com todos que fazem parte da sua rotina. Está começando apressar os passos, querendo correr. Pede água, quando está com sede. Uma das características físicas apresentadas pelo portador da Síndrome de Down é a hipotonia, o que pode dificultar a articulação das palavras. O trabalho fonoaudiológico trabalha o fortalecimento da musculatura das articulações e a estimulação do falar.

 2. Descrição da atividade
A atividade planejada é a construção de pastas com imagens do dia a dia e que chamem a atenção da criança induzindo-a a falar.
O manuseio deste material é acompanhado por alguém que vai repetindo o nome de cada objeto, para que a criança conheça e memorize. Após o reconhecimento a criança passa a nominar os objetos ou imagens sem a ajuda de outra pessoa.
As pastas vão sendo atualizadas e renovadas conforme o manuseio, interesse e desgaste dos materiais. Isso desperta o interesse pelos livros e revistas que ele passa a manusear sempre que encontra observando as imagens encontradas.
É interessante observar que ele traz as pastas até alguém que está com ele, mostra as imagens falando a palavra.
Uma curiosidade: Apresentamos ao Lucas, numa revista o presidente Lula, como a palavra é de fácil pronúncia ele passou a repetir. Selecionei uma imagem do presidente e coloquei na pasta, ele passou a identificá-la na pasta, observou que o presidente também tem barba. Outro dia o presidente falava na televisão e ele o identificou dizendo Lula.
Utilizei pastas como estas com os outros filhos quando estavam aprendendo a falar, sei que com o Lucas o trabalho será mais intenso.


Embora ele não repita a palavra, muitas vezes ele
faz a referência como nesta caso (boca)
     
Com a imagem do carro ele faz o barulho (brumm)

    
O interesse pelos livros é muito grande


A pasta 1, a primeira que organizei
3. Comunicação Aumentativa – Pastas utilizando imagens

         Uso de imagens montando pastas para manuseio e desenvolvimento da linguagem.
A comunicação é aumentativa quando o sujeito utiliza um outro meio de comunicação para complementar ou compensar deficiência que a fala apresenta, mas sem substituí-la totalmente. (Tetzchner e Martinsen, 1992, p. 22)
Um dos objetivos da Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA é tornar o sujeito com distúrbio de comunicação o mais independente e competente em suas situações comunicativas, podendo assim ampliar suas oportunidades de interação com os outros, na escola e na comunidade em geral. (Schirmer, 2004, p. 46)
Estas pastas com imagens estimulam a linguagem e com a orientação que recebe passa a fazer associações e uso dessa linguagem.


    

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Esta é a pasta 3 que utilizei o livro com
 imagens que faz referência ao nome,
cor, tamanho e localização.

4. Reflexão sobre a experiência


Algumas imagens colocadas na 1ª pasta foram trocadas por não despertar o interesse. Como utilizo imagens de revistas, às vezes a imagem é bem colorida, mas não é interessante para ele, acabo trocando.
As pastas ficam muito manuseadas e tem que ser substituída com freqüência. Elaborei a pasta 3 aproveitando um material que tinha em casa, um livro grande com imagens, cores diversas, ficou um pouca mais difícil dele carregar porque é grande, mas mesmo assim ele consegue manuseá-la.
         Este trabalho tem dado resultado, pois o Lucas demonstra interesse, repete as palavras, faz relações. Está construindo a linguagem e acredito que este material tem ajudado muito neste processo que se iniciou. A fonoaudióloga está sempre dando sugestões de como trabalhar, sempre falamos com ele pronunciando as palavras corretamente.     

        Sabemos que hoje, os sujeitos que usam a CAA e que desenvolvem a fala tornam-se mais competentes. Esta comunicação favorece pessoas de todas as idades e que necessitem de recursos ou estratégias que ampliem ou desenvolvam sua habilidade de comunicação.

        A Comunicação Aumentativa, mesmo utilizando um recurso de baixa tecnologia, como pastas montadas com figuras de revistas, apresenta resultados surpreendentes e motivadores. Podemos demonstrar de maneira concreta o interesse do Lucas pelo uso deste recurso e o desenvolvimento da sua linguagem.